É possível manter uma alimentação saudável e equilibrada durante a pandemia?

Sim, é possível manter uma alimentação saudável e equilibrada em tempos de pandemia. É preciso estabelecer uma rotina de cardápio e fazer um planejamento com todos da família na hora de preparar a comida.


Estabeleça uma rotina de horários para dormir, acordar e fazer as refeições na mesa.

E para as famílias que têm crianças pequenas e que geralmente têm preferência por alimentos ultraprocessados, a dica é envolver a criança na hora de preparar uma receita, como um bolo, algum tipo de biscoito, evitando dessa forma consumir alimentos industrializados.


Incentive a criança a comer alimentos mais saudáveis. Quando você proporciona um envolvimento na produção, as crianças têm maior adesão a experimentar porque participaram da preparação do alimento.


Aproveite o período de pandemia, se estiver mais em casa, para pesquisar novas receitas e provar novos ingredientes. Uma dieta variada é benéfica para corpo e mente. Tenha um plano alimentar, rico em nutrientes, enquanto leva em conta sua saúde e estilo de vida. Por isso, o auxílio especializado de um profissional é vital para uma alimentação saudável.


Respeite suas vontades, mas imponha limites. A comida é fonte de conforto e alívio. Por isso, em tempos de tensão, a tendência é comer mais, especialmente alimentos doces e fast food.


VEJA TAMBÉM

Obesidade e doenças cardiovasculares: entenda a relação entre elas


Não piore o que já está difícil na pandemia


A pandemia é um caso especial e extremo que desencadeia preocupações em longo prazo. Por isso, o foco da sua dieta não é colocar mais ansiedade no seu dia a dia. Ao invés de fiscalizar seu peso, foque na sua saúde física e mental que os nutrientes trazem.


Dar preferência para os alimentos frescos e, quando necessário, fazer o processo de congelamento para que não ocorram perdas.


A função dos alimentos vai muito além de simplesmente nos manter saciados. Uma alimentação adequada e saudável garante uma boa nutrição e o funcionamento de todo o corpo. Portanto, ela influencia e muito na saúde.



Ficou com alguma dúvida? Envie sua pergunta para rebricpelavida@gmail.com !


Mirian Lúcia Joo

9 visualizações0 comentário