Alimentos ricos em resveratrol e porque fazem bem ao coração

A uva preta/roxa, que produz o suco de uva integral e o vinho tinto, faz bem ao coração. A uva é fonte de carboidrato, importante para o fornecimento de energia para o corpo. Além disso, contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio.


A uva, principalmente a escura, tem ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e também é anticancerígena. A casca da uva rosada possui uma substância cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose.


Resveratrol e o coração


São vários os aspectos positivos para o consumo da uva preta/roxa, mas, quero destacar o resveratrol. O resveratrol é uma substância que tem ação antioxidante e anti-inflamatória, capaz de reduzir o colesterol e os triglicérides das células, sendo bastante interessante para o sistema cardiovascular.


A introdução de resveratrol na dieta pode ser feita por meio de suplementação (cápsulas ou tabletes) e pelo consumo diário de alimentos fonte do composto. Todavia, os estudos realizados com alimentos fonte de resveratrol, como o suco de uva integral e vinho tinto, resultaram em maiores respostas benéficas ao organismo.


Em vista disso, o consumo de alimentos naturalmente fontes de antioxidantes, aliados a dietas equilibradas e saudáveis, desempenham diversas funções benéficas.


Moderação


O suco de uva integral é calórico, por isso deve ser utilizado com moderação (no máximo 200 ml por dia), principalmente para quem faz dieta para controle de peso, porém, pode ser consumido diariamente.


O vinho tem álcool e deve ser consumido com moderação: uma taça por dia. Quem optar em consumir a fruta: máximo de 10 uvas por dia ou 100g da fruta. Uma sugestão é colocar a uva como parte do seu cardápio no horário do lanche.

O álcool em altas quantidades pode ser prejudicial para quem tem problema cardiovascular, nesse caso, recomenda-se consumir o resveratrol via alimentos.


Alimentos fonte de resveratrol


Amendoim, morango, cacau, amora, framboesa, mirtilo, uva, suco de uva integral.

Ter hábitos saudáveis, como praticar atividade física e ter uma boa alimentação faz toda a diferença a curto e longo prazo.


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Por nutricionista Mirian Lucia Joo


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