top of page
  • Foto do escritorRebric

15 alimentos bons para seu coração

Atualizado: 24 de fev. de 2021

Os alimentos que fazem bem ao coração e diminuem o risco de doenças cardiovasculares como pressão alta, AVC ou infarto são aqueles que são ricos em substâncias antioxidantes, fibras e gorduras monoinsaturadas ou poli-insaturadas. Veja uma lista mais detalhada de quais os alimentos recomendados e quais os seus benefícios:


1. AVEIA Comece o seu dia com um prato fumegante de aveia, que estão cheios de ácidos graxos ômega-3, folato e potássio. Este super-alimento ricos em fibras pode reduzir os níveis de LDL-colesterol (ou ruim) e ajudam a manter as artérias limpas. Opte por aveia grossa - que contêm mais fibras – ou coma com uma banana para mais quatro gramas de fibra. 2. ABACATE Adicione um pouco de abacate em uma salada para a quantidade de gorduras saudáveis para o coração em sua dieta. Embalado com gordura monoinsaturadas, abacates podem ajudar a níveis mais baixos de LDL, aumentando simultaneamente a quantidade de colesterol HDL no seu organismo. Eles permitem a absorção de outros carotenóides - em especial beta-caroteno e licopeno. - Que são essenciais para a saúde do coração. 3. AZEITE Possui gordura monoinsaturada, a mais saudável de todas. É fonte de vitamina E, entre outras, e apresenta minerais e compostos antioxidantes como os polifenois. O azeite é capaz de diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom. Prefira consumir o azeite extravirgem, que é o mais puro e garante todos os nutrientes. Olhe para as variedades de extra virgem ou virgem - eles são menos processados - e usá-los em vez de manteiga ao cozinhar. 4. CASTANHAS Castanha-do-brasil, amêndoas, avelãs, nozes, amendoim e macadâmias são ricos em gorduras poliinsaturadas. Apresentam grandes quantidades de proteínas, fibras, selênio, cálcio, ferro, potássio, zinco, vitamina E, ácido fólico e magnésio. A porção recomendada é de seis unidades por dia. Deve-se ter cuidado com a ingestão em excesso, pois as frutas oleaginosas possuem alto valor calórico. 5. MIRTILOS, FRAMBOESAS, MORANGOS É cheio de antiinflamatórios, que reduzem o risco de doenças cardíacas e câncer. Amoras e mirtilos são especialmente grandes. Mas todas as frutas são ótimas para a saúde vascular.


6. GRÃOS Encha-se de fibra com lentilhas, grão de bico e feijão preto e rim. Eles estão embalados com ácidos graxos ômega-3, cálcio e fibra solúvel. 7. ESPINAFRE pode ajudar a manter seu relógio em forma graças superior para suas lojas de luteína, folato, potássio e fibras. Mas levantar suas porções de qualquer veggies é certo para dar o seu coração um impulso. 8. VEGETAIS Physicians Health Study examinou mais de 15.000 homens sem doença cardíaca por um período de 12 anos. Aqueles que comeram pelo menos porções de duas e meia de vegetais por dia reduziram seu risco de doença cardíaca por cerca de 25 por cento, em comparação com aqueles que não comiam os vegetais. Cada serviço adicional de risco reduzido por outros 17 por cento. 9. LINHAÇA Cheia de fibras e ômega-3 e ômega-6 ácidos graxos, uma pitada de semente de linhaça pode ir um longo caminho para seu coração. Cereais de grão integral, com uma pitada de semente de linhaça moída é saudável para o coração. Cheia de fibras e ômega-3 e ômega-6 ácidos graxos, uma pitada de semente de linhaça pode ir um longo caminho para seu coração. Início de uma bacia de oatmeal ou cereais de grão integral, com uma pitada de semente de linhaça moída para o almoço final saudável para o coração. 10. SOJA, FEIJÃO, LENTILHA, GRÃO DE BICO Alimentos ricos em fibras, proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes. As proteínas auxiliam na redução do colesterol. "Os grãos são muito benéficos para o coração porque - além de ajudar a manter bons os níveis de colesterol - colaboram para diminuir a absorção de açúcar", explica o cardiologista.


11. ALHO Algumas pesquisas indicam que ele pode auxiliar na prevenção das doenças cardiovasculares, pois pode reduzir o colesterol ruim e a pressão arterial. Estudos com resultados positivos sugerem uma ingestão diária de 20g de alho cru, isso porque o calor usado para cozinhar destrói seus princípios ativos. 12. BANANA Outra fonte de fibras solúveis e também rica em potássio, um mineral importante para o bom funcionamento da função muscular cardíaca. Pacientes que usam diuréticos para o combate à pressão alta, em geral, são aconselhados a comer duas ou três bananas por dia, o que ajuda a repor o potássio eliminado na urina. 13. VINHOS Os compostos responsáveis pelos benefícios ao coração estão na uva, o que torna o consumo do suco ou da própria fruta tão eficaz quanto o do vinho. O resveratol, substância com efeito antioxidante presente em maior concentração nas uvas vermelho-escuras, se destaca pela capacidade de reduzir os riscos de doenças cardiovasculares. 14. CHOCOLATE Prefira os escuros, em especial o tipo amargo, rico em flavonoides e ácido gálico, antioxidantes que ajudam a proteger os vasos sanguíneos e promovem a saúde do coração. Os mesmos benefícios não foram encontrados no chocolate ao leite nem na versão branca. O consumo deve ser moderado, porque o chocolate é calórico e também tem gorduras. 15. TOMATE Rico em licopeno – substância que dá a cor avermelhada e está presente também na melancia, pimentão, beterraba e goiaba –, é um grande aliado na prevenção de doenças cardiovasculares por sua ação antioxidante. É preferível o tomate em molhos, pois a concentração de licopeno é maior.


18 visualizações0 comentário
bottom of page