Excesso de sódio: vilão ou bom moço?

O excesso de sódio, principal componente do sal de cozinha, está associado ao desenvolvimento de várias doenças.


Hipertensão, doenças cardiovasculares e renais são algumas delas, que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil e no mundo.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo diário de sal entre adultos é de 5 gramas por dia, o que equivale a 2 gramas de sódio.


Isso representa uma colher de chá rasa ou cinco pacotinhos servidos em restaurante, que contém 1 grama.


Continue a leitura e veja como o exagero de sal prejudica a sua saúde. Confira também os danos que podem representar para o nosso corpo.


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O que o excesso de sódio pode causar ao organismo?


O sal realmente é um grande vilão do coração. Alguns estudos sugerem que consumi-lo em grande quantidade pode causar problemas às artérias, prejudicando a função endotelial e danificando estruturas.


O excesso de sódio também está relacionado ao aumento da espessura da parede do ventrículo esquerdo do coração. Além disso, aumenta a resistência vascular dos rins, o que é muito prejudicial a ambos os órgãos.


No cérebro pode gerar uma sensibilização nos neurônios simpáticos, causando uma resposta exagerada em estímulos da parte do sistema nervoso.


Como substituir o sódio nas refeições?


A substituição do sal por temperos naturais é uma ótima opção para quem precisa reduzir o consumo de sódio.


Use ingredientes como cebola, alho, salsinha, cebolinhas, orégano, manjericão, coentro, cominho, entre outros.


Evite o consumo de carnes muito salgadas como bacalhau, carne seca e defumados. Retire de sua rotina de alimentação produtos processados como pão, bacon, refrigerantes, salgadinhos, doces, massas, sopas e temperos industrializadas e condimentos como molho de soja.


Uma dieta balanceada com frutas, legumes, verduras e carnes magras, além de carboidratos bons como batata doce e arroz integral, irão contribuir para manter os níveis adequados de sódio.


O excesso de sódio causa muitos danos à sua saúde, por isso reduzir o seu consumo é uma boa forma de cuidar de seu coração!


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Mirian Lucia Joo

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