Melhores exercícios para ter um coração saudável

Quando falamos em benefícios dos exercícios físicos, emagrecer ou ficar “trincado” podem ser as primeiras coisas que as pessoas normalmente lembram. No entanto, há um benefício que é muito mais crucial: manter o coração saudável.

O coração é o músculo mais importante do corpo, então, merece muita atenção. Sendo assim, saiba quais são os melhores exercícios para manter seu coração saudável, e diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.


Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos, também conhecidos como cardio, são projetados para aumentar a frequência cardíaca e fazer você suar. Além de melhorar a circulação, baixar a pressão arterial e controlar o nível de açúcar no sangue.

Leia também: A importância dos exercícios aeróbicos

O recomendado é que todo adulto faça pelo menos duas horas e 30 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada por semana. Como por exemplo nadar, correr, dançar e andar de bicicleta.

Assim, também é bom fazer uma mistura de exercícios de intensidade moderada e alta durante a semana. Porém, não sinta pressão para se esforçar demais, vá no seu tempo. 


Treinamento de força

Já o treinamento de força – ou treinamento de resistência – é outra ótima maneira de melhorar a saúde do coração. Ao combinar com o exercício aeróbico, malhar também ajudará a aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim, além de reduzir o risco de sofrer um ataque cardíaco ou derrame.

O recomendado é participar de treinamentos de força pelo menos duas vezes por semana. E os exercícios recomendados incluem levantamentos de pesos livres, flexões, abdominais e agachamentos.

Devem ser feitos em conjuntos, e ter de 8 a 12 repetições ou até que seja difícil executar outra repetição sem ajuda.


Flexibilidade

Embora não influencie diretamente na saúde do coração, o exercício de flexibilidade e alongamento pode contribuir para o treino.

Os exercícios de flexibilidade facilitam a realização de outros tipos de atividades físicas importantes para o coração. Dessa forma, atividades como yoga e pilates não melhoram apenas sua flexibilidade e equilíbrio, mas também diminuem as chances de ter cãibra, dores nas articulações e dores musculares.

O melhor do treinamento em flexibilidade é o que você pode fazer a qualquer hora e em qualquer lugar. Seja o aquecimento antes de um treino, uma aula yoga ou apenas alguns alongamentos na sala de estar, melhorar sua flexibilidade é sempre uma boa ideia.


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