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Melhores exercícios para ter um coração saudável

Atualizado: Fev 24

Quando falamos em benefícios dos exercícios físicos, emagrecer ou ficar “trincado” podem ser as primeiras coisas que as pessoas normalmente lembram. No entanto, há um benefício que é muito mais crucial: manter o coração saudável.

O coração é o músculo mais importante do corpo, então, merece muita atenção. Sendo assim, saiba quais são os melhores exercícios para manter seu coração saudável, e diminuir os riscos de doenças cardiovasculares.


Exercícios aeróbicos

Os exercícios aeróbicos, também conhecidos como cardio, são projetados para aumentar a frequência cardíaca e fazer você suar. Além de melhorar a circulação, baixar a pressão arterial e controlar o nível de açúcar no sangue.

Leia também: A importância dos exercícios aeróbicos

O recomendado é que todo adulto faça pelo menos duas horas e 30 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada por semana. Como por exemplo nadar, correr, dançar e andar de bicicleta.

Assim, também é bom fazer uma mistura de exercícios de intensidade moderada e alta durante a semana. Porém, não sinta pressão para se esforçar demais, vá no seu tempo. 


Treinamento de força

Já o treinamento de força – ou treinamento de resistência – é outra ótima maneira de melhorar a saúde do coração. Ao combinar com o exercício aeróbico, malhar também ajudará a aumentar o colesterol bom e diminuir o ruim, além de reduzir o risco de sofrer um ataque cardíaco ou derrame.

O recomendado é participar de treinamentos de força pelo menos duas vezes por semana. E os exercícios recomendados incluem levantamentos de pesos livres, flexões, abdominais e agachamentos.

Devem ser feitos em conjuntos, e ter de 8 a 12 repetições ou até que seja difícil executar outra repetição sem ajuda.


Flexibilidade

Embora não influencie diretamente na saúde do coração, o exercício de flexibilidade e alongamento pode contribuir para o treino.

Os exercícios de flexibilidade facilitam a realização de outros tipos de atividades físicas importantes para o coração. Dessa forma, atividades como yoga e pilates não melhoram apenas sua flexibilidade e equilíbrio, mas também diminuem as chances de ter cãibra, dores nas articulações e dores musculares.

O melhor do treinamento em flexibilidade é o que você pode fazer a qualquer hora e em qualquer lugar. Seja o aquecimento antes de um treino, uma aula yoga ou apenas alguns alongamentos na sala de estar, melhorar sua flexibilidade é sempre uma boa ideia.


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