top of page
  • Foto do escritorRebric

Qual o melhor exercício para o coração? Veja 6 opções!

Atualizado: 24 de fev. de 2021

Muito se fala sobre a importância de praticar atividades físicas para manter a saúde em dia. Mas qual seria o melhor exercício para o coração, especificamente? 

Essa pergunta foi respondida por um estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade St. George, em Granada, nas Índias Ocidentais. 

Abordando pessoas de diferentes faixas etárias, sexo e etnias, a pesquisa concluiu: qualquer atividade física já contribuiu para diminuir as chances de doenças cardiovasculares entre 30% a 70%. No entanto, há aquelas que apresentam melhores resultados.

Para saber quais são, como iniciar a prática e se beneficiar com ela, basta continuar a leitura.



Qual o melhor exercício para o coração?


A definição sobre qual o melhor exercício para o coração foi apresentada pelos pesquisadores da Universidade St George. Após analisarem dados de 4.086 pessoas, eles concluíram que as atividades físicas que demandam mais força e resistência trazem resultados mais expressivos.

Para chegar a esse resultado, o estudo considerou o sexo dos participantes, a idade, a etnia e o tipo de atividade física escolhida por cada um. Além disso, o consumo ou não de cigarros, bem como outros fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como excesso de peso, hipertensão, diabetes e colesterol elevado também tiveram peso.

Assim, a pesquisa revelou que entre os participantes de 21 a 44 anos, 36% optaram pelos treinos de resistência, como musculação ou funcional, e 28% pelos aeróbicos. Entre os participantes acima de 45 anos, 25% ficaram com treinamentos de força e 21% com atividades mais dinâmicas.

A primeira constatação foi de que qualquer tipo de atividade física já ajuda a reduzir as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Ou seja, desde as mais leves, como caminhadas e pedaladas, passando pelas moderadas, até chegar às que necessitam de um maior emprego de força. 

No entanto, os resultados mais evidentes ficaram para o grupo mais jovem que deu preferência aos exercícios de resistência. Ou seja, aqueles que visam aumentar a capacidade de manter o fôlego, tais como corrida, natação, lutas e outros.

Considerando esse resultado, se você está em busca do melhor exercício para o coração, veja a lista de alguns exercícios dessa categoria que podem ser realizados na academia.


1. Musculação

Todos os exercícios feitos com o auxílio de aparelhos, especialmente com pesos a serem levantados.

2. Agachamento com salto

Consiste em flexionar os joelhos, com as pernas ligeiramente afastadas, para esticá-los completamente durante um salto, repetidas vezes.

3. Afundos

É a flexão das pernas para a frente, formando um ângulo de 90º, alternando entre uma e outra a cada troca.

4. Prancha

De barriga para baixo, sustente o peso do tronco nos antebraços e mantenha o apoio do restante do corpo na ponta dos pés, mantendo-o reto.

5. Burpee surf

É a combinação de movimentos rápidos que intercalam diversas posições, na seguinte sequência: em pé, agacha, posição de prancha, flexão e salto.

6. Montanhista

Esse exercício inicia-se na posição de flexão de braço e movimenta-se o joelho como se fosse atingir o peito. O ritmo pode ser acelerado durante a prática.


Somente esses exercícios bastam?


Ainda que o melhor exercício para o coração seja aquele que demande de mais força para ser realizado, o estudo da Universidade St George também indicou a combinação desse estilo com outras atividades, tornando a resposta do corpo ainda mais completa para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

A mesma indicação foi feita pelo NIA, National Institute on Aging, ou Instituto Nacional do Envelhecimento dos Estados Unidos, que também recomendou a prática de atividades físicas que tenham como foco o equilíbrio e a flexibilidade (como pilates e yoga) atreladas às de resistência.

O objetivo dessa junção é melhorar a frequência cardíaca e a respiração, mas também promover o fortalecimento da musculatura, especialmente em pessoas com mais de 45 anos. Além de melhorar a saúde do coração e do organismo de maneira geral, a prática dessas atividades aumenta a elasticidade do corpo e reduz o risco de quedas.


Com qual frequência se deve praticar uma atividade física?


Mas não basta saber qual o melhor exercício físico para o coração e, assim, reduzir as chances de ter um problema cardíaco. É essencial também descobrir com qual frequência as atividades devem ser realizadas.

Para que seu coração realmente se beneficie, é preciso manter uma frequência nessa prática. No entanto, não é necessário passar várias horas do dia na academia, a indicação é de 150 minutos para atividades de intensidade moderada, ou 75 minutos de atividade intensa, ambos divididos ao longo da semana.


Como iniciar as atividades físicas?


Ainda que você tenha descoberto qual o melhor exercício para o coração não basta, simplesmente, se matricular em uma academia e iniciar as atividades.

Quando praticamos uma atividade física, o coração precisa de um fluxo maior de sangue e oxigênio para desempenhar suas atividades, o que leva ao aumento da frequência cardíaca. Por esse motivo, antes de submeter o órgão a esse esforço, é essencial ter certeza de que ele está em pleno funcionamento.

Por esse motivo, antes de começar a prática do melhor exercício para o coração, você deve procurar um cardiologista que irá alguns solicitar exames, como teste ergométrico e o ecocardiograma, que verificarão como anda a saúde do seu coração. 

Somente inicie a prática de exercícios após a liberação do seu médico. Isso é fundamental porque muitas doenças cardíacas são silenciosas e descobertas somente após realização de exames. 

Além disso, quando diagnosticada alguma doença cardiovascular, nem todas as atividades físicas são recomendadas, e mesmo o melhor exercício para o coração é indicado mediante a alguns cuidados. 

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page