top of page
  • Foto do escritorRebric

6 alimentos que melhoram a saúde do coração

Atualizado: 24 de fev. de 2021

Pensando que, devido à rotina atribulada, muitos brasileiros não se alimentam de forma adequada, nós preparamos este artigo, onde listamos os 6 alimentos que melhoram a saúde do coração. Se você se enquadra neste perfil, continue fazendo a leitura.


Os 6 alimentos que ajudam a melhorar a saúde do coração e a qualidade de vida


1 – Abacate –  fruto com alto índice de gordura monoinsaturada, nutriente que ajuda aumentar a taxa do bom colesterol; ácido fólico, carotenoides e potássio, que contribuem para uma melhor circulação sanguínea.

2 – Aveia – grão com alto índice de fibras. A propósito, as fibras auxiliam no controle da pressão sanguínea, colesterol e glicemia, além de facilitar a circulação sanguínea.

3 – Azeite – o azeite extravirgem é rico em antioxidantes e gorduras monoinsaturadas que aumentam a taxa do bom colesterol, reduzindo o risco do surgimento de doenças cardiovasculares.

4 – Chocolate amargo – muitos torcem o nariz para o chocolate amargo. Mas esta sobremesa é um dos alimentos que melhoram a saúde do coração. Isso se dá pelo fato do alimento ser composto de 70% de cacau, ingrediente que conta com nutrientes que favorecem a pressão arterial, evitando o entupimento das artérias e a constituição de placas.

5 – Linhaça – um dos componentes da linhaça é o Ômega-3, gordura benéfica que melhora os índices do bom colesterol. E também melhora a circulação sanguínea e reduzindo os riscos de inflamações.

6 – Salmão, sardinha e atum – esses três peixes são ricos em Ômega-3, ácidos graxos que ajudam nas taxas do bom colesterol.


5 alimentos prejudiciais ao coração


1 – Bebidas alcoólicas – o consumo excessivo de bebidas alcoólicas provoca o aumento da pressão arterial, bem como o entupimento das artérias.

2 – Frituras em geral – embora seja um dos pratos mais apreciados, as frituras são uma das principais vilãs da nossa saúde. O motivo? Elas elevam os níveis do mau colesterol e podem provocar o entupimento das artérias.

3 – Pão francês – presente na mesa da maioria dos brasileiros, o pão francês é altamente prejudicial à saúde. Ele é produzido com farinha de trigo, que causa uma série de malefícios, sendo um deles o aumento das taxas do mau colesterol.

4 – Pizza – assim como o pão francês, a pizza é feita com farinha de trigo. Entretanto, o que torna o alimento ainda mais prejudicial à saúde do coração é o seu recheio. Afinal, a maioria de seus sabores é rica em gordura – queijos, carnes e embutidos como bacon.

5 – Refrigerante – rico em açúcar, o refrigerante não só aumenta o mau colesterol como contribui para a obesidade. Essa condição física pode levar ao maior risco de ocorrer uma parada cardíaca.

Alie a boa alimentação à prática de atividades físicas

Não basta apenas mudar seus hábitos alimentares, a saúde do seu coração ainda corre riscos se você não adequar seus hábitos como um todo. Isso porque o sedentarismo provoca não só a redução da flexibilidade, como também o mau funcionamento de uma série de órgãos, incluindo o coração.

Para evitar que isso aconteça, é importante praticar exercícios físicos com regularidade. Se você não é adepto (a) deste hábito, comece com uma caminhada de 30 minutos por dia, sem exageros. Ao radicalizar, você pode provocar lesões e em vez de ajudar seu corpo, afetá-lo.

Substituir o elevador pelas escadas e descer um ponto de ônibus antes do seu são medidas que ajudam na saúde.


Conclusão

É importante pontuar que mesmo tendo um estilo de vida saudável, algumas pessoas estão sujeitas a sofrer de paradas cardíacas. Isso acontece por conta do estresse de sua rotina, como o trabalho. Por isso, medidas preventivas também são indispensáveis. Ter em sua casa um desfibrilador, por exemplo, pode salvar sua vida ou de algum membro de sua família.

Conheça mais sobre o assunto e também dicas relacionadas a saúde e problemas cardíacos em nosso blog.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page