• Rebric

O que é Insuficiência Cardíaca?

Atualizado: Mar 3

A Insuficiência Cardíaca é uma condição que acontece quando o coração não consegue bombear sangue adequadamente para o corpo. Com o tempo, ele pode se tornar mais fraco.


Pessoas com a doença podem ter menos energia ou dificuldade para realizar as atividades diárias. Muitos podem apresentar esses e outros sintomas, mas não percebem que pode ser insuficiência cardíaca.


Pode ser difícil entender como a enfermidade funciona e quais opções de tratamento estão disponíveis. A imprevisibilidade dos sintomas e a incerteza sobre o futuro podem gerar angústias.


Porém, aprender mais sobre as opções de prevenção e tratamento pode fazer a diferença tanto para as pessoas em risco de desenvolvê-la quanto para as que já foram diagnosticadas.


O que causa Insuficiência Cardíaca?



Várias condições podem aumentar a probabilidade de desenvolver Insuficiência Cardíaca. Algumas delas podem ser controladas, mas outras não.


Conforme mostra a imagem acima, as mais comuns são:


- pressão alta;

- problemas cardíacos com os quais você nasceu (defeitos cardíacos congênitos);

- estar acima do peso;

- histórico de ataque cardíaco ou doença arterial coronariana;

- diabetes.


Pacientes com Diabetes Tipo 2 tem mais que o dobro de risco de desenvolver a doença. Por isso, é muito importante ficarmos atentos.



Conheça os principais sintomas da doença


A insuficiência cardíaca é uma condição pouco conhecida e altamente incompreendida.3 Pode ser difícil de reconhecer porque os sinais da doença podem ser semelhantes a outras condições.


Algumas pessoas podem apresentar sintomas sem perceber que pode ser insuficiência cardíaca, ou acreditam que os sintomas são apenas uma parte natural do envelhecer.


Os sinais mais comuns podem incluir:



É importante falar com seu médico se você estiver apresentando alguns desses sintomas, pois podem indicar Insuficiência Cardíaca. Se você tiver a enfermidade, o diagnóstico e o tratamento no momento correto são essenciais para o seu bem-estar.


Como é diagnosticada a Insuficiência Cardíaca?


Os médicos geralmente diagnosticam insuficiência cardíaca reunindo informações do exame clínico e exames complementares, como por exemplo:


- histórico médico;

- exame físico;

- raio-X do tórax;

- avaliam sinais e sintomas;

- exames de sangue;

- Ecocardiograma.


Tomando o controle: aprenda a mudar o seu caminho!


Determinadas escolhas de estilo de vida podem aumentar o risco de Insuficiência Cardíaca. No entanto, mudar esses comportamentos pode ajudar a impedir o desenvolvimento da doença e diminuir as chances de agravamento em pessoas que já foram diagnosticadas.


Confira abaixo como você pode fazer isso.



Se você foi diagnosticado com a doença, a mudança de hábitos pode ajudar a melhorar os seus sintomas:


- realize exercícios aeróbicos regularmente;

- limite a ingestão de sal em suas refeições;

- faça uma dieta rica em nutrientes;

- limite a ingestão de líquidos (máximo 2 litros diariamente);

- monitore o aumento de peso.


Converse com o seu médico sobre quaisquer mudanças físicas que observar e siga à risca seus conselhos sobre quaisquer outras condições que você possa ter.


APOIO: AstraZeneca




29 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo